Saia Da Sombra Do Hotmart!

Antes de mais nada, gostaria que prestassem atenção na imagem abaixo.

deixou-de-ganhar

Vendas no Hotmart sempre são sazonais. Algumas vezes você faz muitas vendas e outras vezes você faz poucas vendas. Pois bem, este está sendo um mês ruim para mim.

O print acima são é do período referente a 01/06 a 22/06 deste ano. São vendas que não foram aprovadas por alguma razão. Isto sempre aconteceu comigo, mas desta vez me espantou o valor exorbitante que deixei de ganhar. Em apenas 22 dias do mês de Junho eu deixei de efetuar 59 vendas! As comissões que deixei de ganhar ultrapassaram os R$ 5.000! Isso não é pouca coisa!

Vendas canceladas sempre foram uma constante no Hotmart. Este não é um problema apenas meu, mas muitas outras pessoas também sofrem com este mesmo problema. Veja como é desagradável divulgar links, fazer propaganda, criar artigos, criar blogs e fazer anúncios para ter esta quantidade de dinheiro absurda vazando pelo ralo. Eu também tive muitas vendas “iniciadas”, são aquelas vendas que ficam com o status: “aguardando confirmação de pagamento” e ficam deste jeito a vida inteira!

É claro que este montante de mais de R$ 5.000 não é um valor exato. Algumas pessoas podem ter tido suas vendas canceladas, insistido e terem suas compras aprovadas. Mas é óbvio que muitos desistiram da compra. Por mais que exista interesse por parte do cliente chega um momento que a animação da compra passa e a frustração resultante o faz desistir completamente.

sombra do hotmart

Isto tudo ocorre porque um dos processadores de pagamentos com o qual o Hotmart trabalha é o Bcash, e no momento em que o cliente está efetuando a compra ocorre uma falha na comunicação que faz com que o pedido não seja aprovado, mesmo o cliente possuindo saldo no cartão para concluir a compra. A pessoa tenta uma, duas, três, quatro e até cinco vezes concluir a compra sem nenhum sucesso. Por mais que ela tenha  interesse no produto oferecido ele vai acabar desistindo.

Por alguma razão estranha alguns clientes que utilizaram o navegador Internet Explorer conseguiram efetuar suas compras com sucesso quando as mesmas estavam sendo canceladas ao utilizar outro navegador. Quem optou por utilizar o Paypal não teve problemas.

Mas não podemos sugerir para toda pessoa que clica em nossos links de afiliação que usem o Internet Explorer ou paguem pelo Paypal, isso é inviável. A plataforma Hotmart precisa encontrar uma solução pontual e definitiva para afastar este problema que já se arrasta há um bom tempo.

Esta solução já está sendo providenciada. Este post não tem a intenção de denegrir a Hotmart e seus responsáveis.Ele tem 2 propósitos:

  • Simplesmente trata-se de um desabafo. Me causou um enorme desconforto concluir que estou perdendo toda esta quantidade de dinheiro. Eu sei muito bem que a minha insatisfação também é a mesma que outras pessoas sentem.

  • Existem dezenas de plataformas de afiliação no Brasil (e tantas outras espalhadas pelo mundo). Devemos sempre ter um plano B e não depender exclusivamente de apenas uma empresa, pois quando ela apresenta problemas TODO o nosso lucro fica comprometido.

Outras alternativas ao Hotmart:

O que eu sugiro a todos vocês (que é o que eu também farei) é simplesmente cadastrarem em outros programas de afiliado. A ideia que eu proponho é a de ter múltiplas fontes de renda, e nunca depender totalmente do Hotmart.

Não me entendam mal. o Hotmart ainda é uma ótima empresa e eu acredito que eles irão sanar os atuais problemas. Talvez ainda permaneçam como a principal plataforma de afiliação servindo de modelo. Atualmente, eles são a minha principal fonte de rendimentos. A primeira empresa com a qual tive rendimentos consistentes foi a Hotmart. Me sinto uma pessoa agradecida, mas neste momento eu sinto que é importante explorar outras alternativas em conjunto e você não perde nada se fizer a mesma coisa.

Se você trabalhar com 3 ou 4 programas de afiliados e um deles apresentar um problema momentâneo que afete diretamente os seus ganhos não há motivo para grandes preocupações, afinal, você ainda estará ganhando comissões das outras empresas. Se você só trabalha com uma única empresa e ela tem um problema então você perdeu praticamente tudo. Um pouco mais de segurança e estabilidade é o que eu proponho.

Farei o seguinte: começarei a criar posts listando uma série de outras empresas que também trabalham com marketing de afiliação. Vou organizá-las aqui. Seguirá uma pequena descrição e o link para cadastro nas mesmas. Analise bem e escolha outras empresas para se afiliar e nunca fique restrito a apenas uma opção.

Quem consegue ter resultados com Hotmart não terá qualquer problema em ter resultados trabalhando com uma empresa de afiliação diferente! Boa sorte!

  • Lucas

    Fiquem alerta com essa empresa, por mais que achemos que ela é boa e de confiança nunca devemos confiar cegamente, não se esqueça de que estamos no Brasil. Há a possibilidade da empresa manipular o repasse das comissões configurando o Gate para repassar somente uma parcela das vendas efetuadas tipo, a cada 10 vendas repassar apenas 5 vendas para o afiliado, por exemplo: Pelo link de afiliado de Paulo foram efetuadas 10 vendas porém a Hotmart mostra a Paulo que foram feitas apenas 5 vendas e para o produtor mostra que foram feitas as 10 vendas, as outras 5 vendas seriam desviadas para empresa. Algum tempo atrás houve casos com a Hostgator em que muitos afiliados desconfiaram que não estava havendo repasse de comissões por parte da empresa. Alguns deles até fizeram teste oferecendo a Hostgator para amigos para ver se receberiam as comissões e o esperado não ocorria… Se ocorre fraude com empresas de renome internacional o que dizer de um a empresa tupiniquim, país onde fraude e corrupção andam juntos.
    Infelizmente enquanto houver brechas onde essas empresas poderão usufruir a seu favor sempre poderá haverá fraudes do tipo. Faço parte de um grupo em que um produtor de infoproduto colocou na Hotmart e para testar se o gate estava bem configurado comprou o próprio produto vejo o seu relato:
    "Pessoal, alguém já teve alguns afiliados "estranhos" no Hotmart?
    Assim que eu cadastrei o meu produto no Hotmart, eu fiz uma tentativa de compra para o este produto via boleto, só para verificar se estava funcionando.
    Agora que fui olhar os boletos não pagos, estava lá o meu, obviamente. No entanto, estava apenas 50% de comissão, pois os outros 50% seriam para um afiliado. Ou seja, eu cliquei no meu próprio link do meu próprio produto antes de abrir para afiliados e 50% vai para algum afiliado??? Como isso?
    Eu percebi que mais de 10 vendas foram para afiliados misteriosos que eu não consigo contato.
    Não acho que o Hotmart faria algo de sacanagem, mas achei meio estranho.
    Já aconteceu isso com alguém?"
    Obviamente os afiliados "estranhos" a que ele se referia seria o próprio Hotmart e não disse explicitamente porque o dono do Hotmart faz parte do grupo.
    Veja a resposta de uma afiliada que também faz parte do grupo à questão acima:
    "O Hotmart NÃO permite que vc compre de seu próprio link. Eu, particularmente, acho isso um Absurdo! Pois, no mercado de vendas diretas, o raciocínio é exatamente OPOSTO: VOCÊ VENDE MUITO MAIS E MELHOR, AQUILO QUE VC MESMO COMPRA E USA… Mas o Hotmart chama isso de "fraude", acredita? Fraude é o que eles fazem, na minha opinião…"

    • Olá Lucas!

      Você opinou muito bem. Todos nós que trabalhamos com marketing de afiliação sempre devemos estar atentos a problemas que podem ocorrer que nos fazem perder comissões. Ninguém quer ser lesado trabalhando duro para que outros fiquem com os lucros.

      Conhecendo bem o país onde vivemos não é surpresa constatar que muitos estejam tentando fazer cambalachos por baixo dos panos com o objetivo de ganhar muito dinheiro de forma desonesta dentro do Hotmart. Até onde posso perceber não é um problema pontual da plataforma, mas sim da forma como ela é utilizada e da forma como alguns querem procurar brechas para se beneficiar.

      Até tem isso em outros países. Mas o rigor deve ser maior e a dificuldade para fazer maracutaias é grande. Uma empresa que faz isto se queima. Hoje ninguém quer trabalhar com o marketing de afiliados da Hostgator. Eu mesma divulguei, mas depois que percebi os problemas parei com tudo, apesar de ainda ter meus sites hospedados nesta empresa.

      O Hotmart é sim uma grande referência quando falamos de plataformas de afiliação aqui no Brasil. Quem sabe não ganhe fama a nível internacional se as pessoas não forem tão mesquinhas. Mas também está no centro de algumas dúvidas e desconfianças. Produtores desonestos podem se valer de falhas no sistema para desviar comissões de afiliados.

      O marketing digital tem essa parte suja e desonesta cheio de pilantras que ganham muito dinheiro ás custas da boa fé das pessoas. A ganância desses picaretas é muito maior que o bom senso.

      O poder para mudar essa situação está justamente nas mãos de todos daqueles que não compactuam com práticas desleais e criminosas. Nenhum produtor ou plataforma de afiliação pode se sustentar sem o trabalho dos afiliados por trás. Nós somos os responsáveis por manter toda esta roda girando, e somos nós também quem podemos fazê-la parar.

      Todos aqueles que foram vítimas de produtores ou gerentes de afiliados mal intencionados devem externar todas as suas queixas. Aliás, isso já está sendo feito neste momento. No próprio Facebook existe este grupo de denúncias do marketing digital e fanpages são criadas eventualmente por pessoas que se sintam de alguma maneira prejudicadas. Quanto mais ações deste tipo vierem a público, melhor será para promover uma limpeza geral. Mas prepare-se: os próximos meses serão intensos com muita lama fedida sendo jogada no ventilador.

      Tenho visto uma tendência negativa: me parece que o marketing digital no Brasil está sofrendo um processo de deterioração em função de profissionais que atuam de forma desonesta. Temo que num futuro não muito distante esta imagem fique completamente desgastada e nosso segmento seja estigmatizado e visto como uma “pirâmide” ou um esquema criminoso para enganar pessoas. O marketing multinível infelizmente já está impregnado com esta visão danosa.

      Sabemos que nosso segmento é 100% legítimo. Muitos de nós ganhamos a vida com a internet. E é em nome deste padrão de vida que todos devemos nos posicionar. Eu sou apenas mais uma blogueira na multidão. Infelizmente, pessoas com muita mais visibilidade do que eu não se manifesta e não pronuncia uma única palavra sobre este tipo de assunto.

      Falo destes famosinhos que sobem em palcos, autografam livros, aparecem em vídeos mostrando a cara sorridente, falam que querem ajudar as pessoas a realizarem sonhos e tudo mais. Estão todos bem acomodados com seu dinheirinho no banco e não querem se expor. É por isso mesmo que digo que se as coisas irão mudar isto será feito através de uma iniciativa dos próprios afiliados.

      Das duas uma: ou o mercado passa por uma limpeza geral livrando-se dos amadores e de quem quer prejudicar outros com práticas nocivas ou simplesmente vai chegar uma época obscura em que marketing digital no Brasil será impensável de se fazer de tão sujo e corrupto que ele ficou.

      Esta limpeza começa com cada um de nós. Devemos nos livrar desta herança cultural de querer levar vantagem a todo custo, de trapacear as pessoas e de não se importar em ganhar dinheiro sujo. O mercado é muito grande. Tem oportunidades pra todos e todo mundo pode ganhar muito dinheiro sem necessariamente corromper-se.

      Pessoalmente, acredito que o Hotmart é grande demais e tem um nome a zelar para permitir-se ser corroído por meia dúzia de desonestos que querem ganhar dinheiro ás custas do sacrifício alheio. Creio que futuramente irão esforçar-se cada vez mais para deixar evidente a sua transparência e banindo para sempre aqueles que comprovadamente agem de má fé. A empresa já provou que ouve os afiliados e que a qualquer momento pode implementar mudanças e melhorias em benefício coletivo. Levando isto em consideração é mais lógico crer que eles continuem assim.

      Se existem mecanismos para lesar os afiliados outros mecanismos podem ser criados para resguardá-lo e tornar o mais transparente possível o trabalho com marketing de afiliação dando a menor margem possível para falcatruas.

      Mesmo assim, temos de estar sempre preparados para explorar outras possibilidades. Um bom afiliado será sempre bom em qualquer empresa pra onde ele for. Temos que entender que o poder está em nossas mãos. Se o Hotmart e as demais empresas brasileiras não mostrarem que são sérias e transparentes não precisamos ficar refém das mesmas. Podemos migrar para uma outra empresa de outro país e recomeçar o nosso trabalho. Se as marmeladas atingirem um patamar inaceitável eu creio que pular fora será a nossa única alternativa! Mas não quero acreditar que chegaremos a este nível.

      Quero deixar claro que não são todos os produtores e nem todos os gerentes de afiliados que são desonestos. Muitos querem sim fazer um trabalho honesto e ganhar um dinheiro limpo. Isto tem que ficar frisado.

      Esta resposta ficou bem maior do que eu gostaria, por isso vou parando por aqui. Desculpe se de alguma maneira fui redundante ou não respondi da forma como desejava.

      Olhos abertos sempre! Sucesso.

  • Olá Susana!

    É aquela famosa frase que está bem clichê "nunca coloque todos os ovos na mesma cesta" . Não gosto de generalizar mas acredito que mais da metade dos que começam ou já tem um pouco de conhecimento apostam todas suas fichas n hotmart.

    Não é a toa que temos dezenas/centenas de cursos sobre o hotmart ensinando a ganhar dinheiro com ele.O ruim é que quando vemos os prints boa parte dos cursos que são indicados para divulgar são sobre marketing digital/segredos de como ganhar dinheiro com o …

    Eu sou cadastrado logo no inicio do hotmart, 2010, mas sou um pobreafiliado e depois de anos que ganhei aquela conquista de 10 mil em comissões rsrsrsrs

    Com relação a estorno,cancelamento de compra,compra iniciada são tantos fatores que não podemos culpar totalmente a empresa/plataforma.
    Já vi casos de produtores que não pagam/repassam as comissões corretamente e por outro lado já vi produtores perguntando para o cliente quem indicou o produto para ele e depois conversando com esse afiliado e repassando a comissão.

    Pode ser que o cookie expirou, o cliente apagou, o cliente clicou em outro link de afiliado e comprou dele.Apesar que a hotmart possibilita escolher as opções de cookies e tem até um que divide a comissão com os afiliados que indicaram o produto.

    Uma grande "esperança" é que a gerente do clickbank no Brasil , Nivania se não me engano , disse que eles estão correndo atrás de fazer parcerias com empresas de pagamentos no Brasil e também colocar o tão sonhado BOLETO.

    Se você recebesse essas comissões teria como sacar (CNPJ)? Eu não rsrs

    Sucesso!

  • Pedro Gomes

    O que me deixa indignado é o fato de alguns produtores colocarem captura de emails na página principal, isso acaba convertendo a venda para eles sem precisar pagar comissão aos afiliados, faça você um teste,coloque o seu próprio email e observe as mensagens do auto responder, depois clique no link de compra que consta no email enviado pelo auto responder, no link, não vai ter a referência que dizem que deveria ter devido ao cookie estar registrado no navegador.
    Fico imaginando quantas vendas os produtores fazem com os esforços de afiliados, mas sem pagar comissões :/
    A dica que dou é: use links alternativos que vão direto para a página de vendas, fuja das páginas de captura de emails feitas pelos produtores.

    • ASC

      Cara, muito obrigado! Ontem eu estava justamente com essa dúvida, tanto que cheguei a entrar em contato com o Hotmart e um produtor perguntando exatamente sobre isso. Você sabe me dizer se eu como afiliado posso anunciar uma página de vendas de um produtor no Google Adwords? Obrigado, abraço.

      • Pedro Gomes

        Pode sim, mas o produto tem que ser muito bom para conseguir lucrar.
        Além do Google Adwords, você pode usar o Facebook adds que é bom também.
        Tome cuidado na hora de copiar o link de divulgação, pegue diretamente do Hotmart e não da barra de endereços do navegado 😉

        • ASC

          Olá Pedro, qual o investimento médio mensal com ferramentas de marketing digital e anúncio para ter retorno financeiro como afiliado?

          • O Pedro não respondeu mas eu vou me intrometer.

            Ter retorno como afiliado não diz respeito necessariamente as ferramentas que você dispõe, e sim a estratégia que você traçou e no trabalho consistente que você desenvolve para atingir seu objetivo. Na prática, não precisa investir em nada. O cadastro nas plataformas de afiliação é grátis e você pode começar a divulgar gratuitamente também.

            Após algum tempo você já pode investir em algumas ferramentas para ir se profissionalizando, porém, invista sempre o mínimo possível e dê preferência a ferramentas gratuitas para que você minimize seus custos e maximize suas chances de lucros. Algumas pessoas acabam investindo caro em ferramentas e ´nao conseguem vender nada, amargando prejuizos e posteriormente desistindo. Por esse motivo que eu digo para não focar só nas ferramentas.

            O minimo para começar seria:

            – Hospedagem R$ 95,88 (plano anual da Go Daddy no plano Starter)

            – Registro de dominio “seunome.com” na Go Daddy R$ 6,99. Atenção, eles costumam cobrar mais caro na renovação.

            – Autoresponder Aweber: primeiro mês sai de graça. O plano quadrimestral sai 32,67 dólares o primeiro quadrimeste, depois 49 dólares. A anualidade é de 177,65 dólares o primeiro pagamento e o pagamento recorrente é de 194 dólares. Compensa mais pagar o anual. Pagamento feito obrigatoriamente com cartão de crédito internacional.

            – Facebook Ads e Google Adwords; Agora é o momento de separar uma parte do seu orçamento para começar a fazer anuncios pagos, aí vai depender do seu bolso. Talvez queira começar separando uns 200 ou 300 reais pra começar a anunciar. Se tudo correr bem as suas comissões ganhas nas vendas vai cobrir seus custos, mas sinceramente, não há garantias.

            Neste exemplo eu tirei tudo o que é supérfluo: custos com templates, plugins e outras ferramentas que não são essenciais para quem está começando. O ideal é pensar em opções mais robustas conforme as comissoes vao entrando, pois a ideia é que o negócio se torne auto sustentável. Não comece investindo demais logo de cara. Respeite o orçamento do seu bolso.

            Quanto sairia toda essa brincadeira? No exemplo acima, aproximadamente R$ 700 só para colocar o site no ar com autoresponder funcionando. Se colocar uns 300 de anuncios voce chegaria facilmente a uns R$ 1.000. Mas trabalhando de forma consistente voce recupera isso fácil. A grande vantagem é que voce não está preso a mensalidades, pois você pagou o plano anual em tudo. Seus unicos custos mensais seriam dos anuncios pagos, partindo da premissa que você vai anunciar.

            Claro que é sempre possível enxugar esses custos. Mas nao compensa muito usar serviços que sejam baratos demais e que vão lhe causar problemas técnicos no futuro. Invista sempre em empresas renomadas que prestam serviços de qualidade.

            Espero ter ajudado.

          • ASC

            Obrigado, Susana, ótima explicação.

      • Amigo, você pode anunciar sim no Google Adwords.

        Um produtor normalmente faz testes em todas as plataformas de anúncios e compartilha os resultados com seus afiliados.

        É preciso estar atento as politicas do Adwords para não ter problemas com bloqueios de contas. Por isso que o suporte do produtor ou gerente de afiliados é importante.

        O problema é que nem todo produtor vai lhe dar um suporte adequado. Eu por exemplo ia começar a anunciar no Adwords, criei minha conta e coloquei créditos. Andei pesquisando previamente por alguns produtos e me espantei com a falta de suporte e com alguns produtores que nem sequer fizeram testes. Todos eles estão mesmo se baseando totalmente só em Facebook Ads. Eu não sei qual é o problema desse pessoal.

        Se a sua ferramenta é Adwords e o produto que você gostaria de anunciar não lhe dá o respaldo que você precisa eu sugiro que procure outro produto para anunciar. Não tente fazer testes por conta própria, você pode perder sua conta.

        No geral o Adwords não gosta de páginas de captura ou aquelas páginas de vendas que roda só o vídeo. É problema na certa. É preciso ter uma página com conteúdo, políticias e contato. Ou seja, uma página otimizada.

    • Pedro, se notar irregularidades tire print de tudo e denuncie ao Hotmart para que eles tomem as providências cabíveis. É sempre bom estar atento porque realmente, tem muito produtor querendo passar a perna em nós afiliados.

  • Fernado Oliveira

    Fiz bastante vendas e me frustei ao saber que vários boletos nunca seriam aprovados, de cada 1000 reais, eu só via uns 50 ou 100,00 e isso se fosse de cartão de crédito, se alguém comprasse pelo meu link por boleto… já era… N sei se é problema desse bcash ou oq é, só sei que fiquei altamente frustrado e larguei isso pra lá, n sou escravo

    • Caro Fernando, a questão dos boletos é uma problemática constante. A solucionática é por parte do produtor. Muitos deles possuem uma pessoa destacada apenas para entrar em contato com quem imprimiu os boletos. Isso costuma melhorar um pouco a conversão. Verifique sempre a politica com relação aos boletos dos produtos que você promove.