Por quê É Tão Difícil Se Afiliar A Um Produto No Hotmart?

Closeup of business woman in a doubt pursing her lips and looking away on white background

Nos últimos tempos, tem acontecido algo bem chato: Está bem difícil encontrar produtos para anunciar no Hotmart. Antigamente, clicávamos no botão de promover e já saíamos promovendo na mesma hora. Hoje em dia, alguns produtos já deixam claro de forma antecipada que “não precisam de afiliados“, estes produtos são divulgados por uma espécie de “clubinho vip“. Outros produtores realizam um pequeno filtro para aceitar novos afiliados.

Eu não entendo muito sobre criação de produtos no Hotmart, mas sei bem que é possível deixar um produto “invisível” de forma que ele não seja encontrado nas buscas. Eu não sei qual é a lógica de deixar um produto visível para todos se ele não está aceitando afiliados. Se alguém souber decifrar este enigma, por favor, comente! Outra coisa que quero entender: por que tem produtor que faz questão de trabalhar apenas com afiliado que paga por tráfego?

solicitar-afiliacao2

Ok, Como funciona o filtro que mencionei? Basicamente, você pede afiliação a um produto e depois envia um email contando a sua estratégia ou responde um questionário. Parece até um interrogatório policial: Qual o tamanho da sua lista? Qual é seu blog? Quanto você já ganhou como afiliado? Qual é sua estratégia? Qual seu perfil do Facebook? etc….

solicitar-afiliacao

 Aff, quando vejo esse botão já desanimo…

A justificativa é simples: Os produtores querem melhorar a qualidade dos afiliados que promovem seus produtos, o que é compreensível. Mas, se eles lançam mão deste tipo de estratégia é o mesmo que admitir que o nível do marketing digital está extremamente baixo. Muito ruim! Eu estive testando o Click Bank e para promover um produto não tem esse tipo de frescura, pois lá o nível é bem outro. (em breve um post com mais detalhes.)

solicitar-afiliacao3

   1 semana e não foi aprovado ainda!

Quando você exige MUITO de alguém também deve oferecer MUITO em troca. O nome disso é RECIPROCIDADE. Olha este exemplo: preenchi um formulário com um monte de detalhes, pedi afiliação do produto e depois de 7 dias nada de aprovação e pior: nem sequer uma única mensagem ou email falando nada! Eu acho muito estranho uma atitude de quem exige o máximo de profissionalismo. Ás vezes tenho a nítida impressão que afiliado é tratado feito lixo. Não, senhores produtores! Não somos lixo!

Você já deve ter lido isso:

Estamos selecionando cuidadosamente nossos parceiros para garantir que a divulgação seja feita com qualidade e para que a gente possa ter um relacionamento próximo com você.

O problema não é preencher formulários ou mandar emails contando como você vai promover o produto. O problema é fazer isso e depois não ter qualquer resposta. Exigir profissionalismo e fazer o afiliado passar por isso é a constatação que o nível do marketing digital no Brasil está extremamente baixo. Melhorou nos últimos anos, mas ainda tem que mudar muita coisa! Dizer que o problema é apenas o nível de profissionalismo do afiliado é analisar só um lado da moeda. E os produtores? São alto nível?

Lá no Click Bank, por exemplo, não tem essa frescuragem. Você não passa por nenhum interrogatório, não tem que ficar aguardando afiliação ser aprovada e nem nada. Agora eu entendo bem porque alguns afiliados já desistiram completamente de promover produtos no Brasil e estão 100% promovendo produtos no exterior. Eu entendo esses afiliados! Já estou quase cogitando o mesmo. Em breve, um post com algumas impressões que tive do Click Bank e por que eles estão anos-luz a nossa frente.

Resumindo, A maioria dos produtores do Hotmart só quer trabalhar com afiliados que já são experientes, que já sabem o que fazem e entendem do assunto. Ou você é um afiliado profissional, ou você faz parte de alguma panelinha que vai te incluir em algum clubinho vip! Quero ressaltar que não acho errado os produtores exigirem um nível um pouco maior de seus afiliados e nem entenderem como eles vão trabalhar. Como não estamos nos Estados Unidos aqui o nível é muito baixo e faz-se necessário esse tipo de atitude. O mercado de afiliados precisa amadurecer bastante ainda.

Alternativas:

Eu compreendo o lado dos produtores, mas por outro lado, não podemos ficar reféns de afiliações de produtos que nunca acontecem. Não podemos ficar eternamente aguardando respostas de emails que nunca chegam. O afiliado tem que ser dinâmico e estar o tempo todo em atividade. Se não está sendo possível promover um produto X, paciência! A vida que segue e vamos embora explorar outras alternativas! Quando o nível dos afiliados for elevado pode ter certeza que a postura dos produtores será outra. Vai ter afiliado até sendo carregado no colo!

Se você está com dificuldades de afiliar-se a produtos no Hotmart não se preocupe. Em geral, os produtos mais exigentes são aqueles que estão entre os mais vendidos. Temos aquela mania de procurar promover aqueles produtos que estão na página principal. Existe uma infinidade de outros produtos ocultos com afiliação aberta que você pode promover. É preciso procurar um pouco.

Se chegarmos a um nível que o Hotmart se tornar uma espécie de club privado o afiliado é totalmente independente e pode explorar outras plataformas. Você pode trabalhar com:

O poder de escolha sempre está nas nossas mãos. Não se limite a poucas opções!

Baixo nível dos afiliados.

O que os produtores fazem é apenas reagir ao cenário que encontram. Em média, cerca de 80 a 90% dos afiliados de um produto não realizam sequer UMA ÚNICA VENDA.  Esta é uma constatação muito ruim e bastante desanimadora.

De onde tirei esta estatística? Ela não é aleatória, simplesmente analiso os posts dos grupos dos produtos que eu promovo. Volta e meia, algum produtor ou gerente de afiliado divulga algum dado estatístico do desempenho de seus afiliados. Sendo assim, é natural que as políticas de aceitação de afiliados sejam rígidas e burocráticas.

Volta e meia eles também realizam uma faxina: descadastram afiliados que não estão trabalhando, criam grupos no Whatsapp, criam grupos no Skype, fazem base de afiliados, etc. Tem até gerente de afiliado que agora cobra para repassar seus conhecimentos e dar suporte. Tudo isso na tentativa de subir o nível do trabalho dos afiliados.

Particularmente, não vejo essas medidas surtirem os efeitos desejados. Parece que os afiliados não querem trabalhar. Eles parecem meio desmotivados e não estão muito empenhados. Claro que há exceções, mas me refiro aos 80 ou 90%.

Eu não sei bem qual é a razão desse dêsanimo generalizado, talvez uma das respostas seja o tal “mindset” dos afiliados. Muitos deles chegam com a mentalidade equivocada acreditando que marketing de afiliação é ganhar dinheiro sem esforço. Tem também a velha mentalidade de brasileiro de querer se dar bem por meio de maracutaias e cambalachos.

Onde falta estrutura sobra oportunidade.

Nem tudo são más notícias. Se por um lado o cenário do mercado de afiliação é ruim, por outro lado isto indica que ainda existem muitas oportunidades ocultas para os afiliados que querem se profissionalizar e realizar um trabalho sério, pois estes sempre encontrarão um espaço onde estiverem. O cenário ideal são os produtores brigando para te terem você como afiliado, e não você mendigando, suplicando e implorando para promover um produto.

Existe muita gente fazendo um trabalho ruim, ineficiente ou pior: muitas pessoas nem sequer estão trabalhando. O marketing digital brasileiro tem algo que o americano não possui: aqui temos muitas oportunidades lucrativas e inexploradas. São verdadeiras minas a céu aberto. Tanto é que tem gringo criando site feito em um português muito mal escrito para aproveitar as oportunidades que nem os próprios brasileiros estão querendo aproveitar. Isto é uma vergonha para todos nós!

Sendo assim, se destacarão no futuro aqueles que investirem em conhecimento, melhorem suas habilidades de afiliado e fizerem um trabalho pautado no profissionalismo e baseado na consistência.

Eu acredito que no futuro o marketing digital brasileiro dará um salto de qualidade e quem se posicionar agora estará em uma posição privilegiada. Compreenda que em um mercado cheio de gente qualificada você precisará matar um leão por dia para se destacar. É aquela historinha clichê: “Quem chegar primeiro, bebe água limpa

susana[1]

Post:
Data:
Assunto:
Por quê É Tão Difícil Se Afiliar A Um Produto No Hotmart?
Classificação:
51star1star1star1star1star