Pare de usar desculpas !!!

 
Deve ter acontecido com todos nós pelo menos uma vez na vida: quem é que nunca utilizou uma pequena desculpa para evitar uma situação ? Não importa qual seja ela, quando queremos contornar alguma coisa sem expor os nossos reais motivos usamos as tais desculpas… 

Se é uma situação banal não há problemas em usar uma desculpinha de vez em quando, ás vezes você não quer acordar cedo, ás vezes quer evitar de ir em um lugar chato, ás vezes quer evitar algum trabalho muito árduo… e para não magoar alguém acaba recorrendo a este artifício. 


Mas e quando começamos a usar as desculpas para impedir o nosso próprio progresso ? E quando as desculpas são tão numerosas e frequentes que acabam nos afastando por completo de qualquer possibilidade de alcançarmos nossos sonhos ?


Algumas destas desculpas podem estar tão enraizadas dentro de nós que nem sequer nos damos conta de que estamos sabotando a nós mesmos com desculpas. Geralmente a mãe de todas as desculpas é a vontade quase irresistivel de evitar alguma atitude que devamos tomar que custaria esforço ou sacrifício. A desculpa é uma forma de manter intacta a nossa passividade, nosso conformo e criar a ilusão de que isso está justificado.


Muitos nem notam que possuem um milhão de desculpas para não progredirem financeiramente e curtirem mais da vida. Quem aqui nunca ouviu desculpas do tipo: 

 

  • Pessoas que possuem muito dinheiro são más de alguma forma.
  • O dinheiro é a principal causa de todos os males do mundo.
  • Muitas tragédias aconteceram em função do dinheiro.
  • Pra que você quer muito dinheiro ? Você pode ser roubado ou sequestrado !
  • Não queira dinheiro, isso vai atrair muita cobiça.
  • Tudo isso não traz felicidade !
  • Este emprego é ótimo ! Mas eu não sei falar em público ! Mas eu não sei nada de vendas !
  • Essa proposta de trabalho na internet é ótima, mas não tenho computador.
  • Essa apresentação mudou a minha vida, irei refletir melhor em casa. (geralmente a pessoa mente para si mesma)
  • Essa proposta de negócios é muito interessante, eu vou analisar melhor. (o que não acontece)
  • Não entendo estes sonhos tão grandes ! a vida não é simples assim !
  • Você fica aí no mundo das nuvens mas a realidade é esta aqui…. (e citam um monte de problemas intermináveis)
  • Pra que vou querer uma Ferrari ? quanto pode custar o IPVA de um carro destes ? E se roubarem ? E se quebrar ? e se eu bater ?
  • Iate ?? onde eu vou guardar um negócio destes ??
  • Viagens ? pra que sair por aí se o meu bairro é tão aconchegante ?
  • O que tem de interessante nos outros países ? aquele monte de neve ? aqueles museus chatos ? quem precisa disso ?
  • Cruzeiro de navio ? você não viu o que aconteceu com o Titanic ? não, muito obrigado !
  • etc … etc… etc…. ad infinitum
 
A grande maioria destas desculpas são apenas crenças que as pessoas adotam. Muitas vezes sem nenhum embasamento sólido, são apenas pensamentos que são ouvidos, passados adiante, abraçados e adotados sem nenhum tipo de crítica ou análise mais fria. Crenças não significam necessariamente a verdade, é apenas uma forma que você tem de encarar a vida. Algumas vezes as crenças apenas atrapalham.

Alguns temores que as pessoas possuem além de serem totalmente infundados apenas revelam uma profunda insegurança interna. Ex: você não pode impedir seu progresso financeiro por medo de ser roubado. (por mais ridículo que possa parecer algumas pessoas pensam assim). Se este tipo de atitude estivesse correta nenhum de nós deveria mais sair de casa por causa da possibilidade de ser assaltado. Medo de ser sequestrado ou atrair pessoas interesseiras também são medos tolos, e por mais que você queira evitá-los a chance de que essas infelicidades ocorram sempre existe. 


E o que você deve fazer ? deixar de progredir ? se formos caminhar nesta linha de raciocínio em breve você terá que deixar de viver para evitar todos os riscos que existem, pois nenhum de nós está 100% protegido, e o ideal de segurança absoluta é uma ilusão que infelizmente muitas pessoas alimentam.


Você deve criar condições que minimizem o máximo possível a possibilidade de algo trágico acontecer. Tomar precauções, cuidados, buscar a segurança onde ela estiver. E mesmo que não possamos estar totalmente seguros não podemos usar esta desculpa para viver despreocupadamente. Seja próspero e tome cuidado, é melhor que viver uma ilusão de segurança e deter o seu progresso financeiro, sem falar que isso é como se fosse o cultivo da pobreza. 


Se você não tem conhecimento, formação ou não tem a menor idéia do que fazer não há nada de mal com isso. O que você não deve fazer é usar isso como desculpa para ficar de braços cruzados e não fazer absolutamente nada ! Isso não… 


Neste caso, o que você deve fazer é buscar a informação onde ela estiver: leia livros, jornais, revistas, procure saber como agiram as pessoas de sucesso, faça cursos, assista palestras, se interesse, pergunte, etc…. Mas você só vai sair da inércia completa quando parar de arrumar desculpas para não fazer nada e se encher de ânimo.


A maioria das pessoas possuem uma lista enorme de razões pelas quais sua vida não vai para a frente, mas elas nunca pararam para fazer uma outra lista de coisas que elas poderiam fazer para combater estas tais razões. E então, qual é a sua desculpa agora ?