Ideia de Negócio #1 – Promova A Si Mesmo!

Ideia de Negocio

 

Atualmente, muitas pessoas estão concentradas em ganhar dinheiro promovendo produtos de terceiros na internet. O problema, é que muitas pessoas se concentram em determinado nicho de negócios extremamente concorrido enquanto poderiam estar aproveitando oportunidades com pouca ou nenhuma concorrência. A internet possuir inúmeras possibilidades e a imagem abaixo ilustra bem isso:

piscinas

Em qual piscina você prefere entrar? a da esquerda? ou a da direita? Acredito que a maioria das pessoas escolherá, obviamente, a da esquerda. Isso retrata bem como está o internet marketing atualmente: muitas pessoas concentradas em uma única oportunidade enquanto existem diversos outros modelos de negócios para se ganhar bastante dinheiro que pouquíssimas pessoas estão aproveitando.

Muitas pessoas pensam que ganhar dinheiro na internet se resume a criar sites e promover produtos de terceiros em troca de uma comissão (Em especial, os produtos Hotmart). A grande verdade é que a internet possui um oceano de possibilidades altamente rentáveis e de baixa concorrência que você pode aproveitar sem ter que entrar em uma briga de foice com a concorrência!

rebanho

Não existe nada errado em promover produtos do Hotmart. Da mesma forma, não existe nada errado em disputar espaço em uma piscina lotada, se é isso que desejar! Existem inúmeras piscinas vazias que quase ninguém aproveita porque a maioria aprende o que todo mundo aprende e tenta aplicar aquilo que todo mundo está aplicando. Você não precisa caminhar junto com o rebanho!

Você só precisa abrir seus olhos para outras oportunidades de ganhar dinheiro que a grande maioria não está aproveitando. Se você atuar em um nicho com pouca ou nenhuma concorrência você será um dos pioneiros e ganhará bastante dinheiro sem se esforçar tanto quanto as pessoas que estão no meio da multidão fazendo o que todo mundo faz. Seja original, pense fora da caixinha e saia do meio do rebanho !

Promovendo a si mesmo:

Se você é um profissional liberal ou possui sua própria empresa que vende produtos ou serviços faz mais sentido atuar em sua própria área promovendo a si mesmo do que promover produtos digitais de terceiros.  Existem muitas maneiras de se ganhar dinheiro online sem necessariamente entrar no ramo de marketing de afiliação.

Existe uma enorme demanda online pela busca de profissionais na região em que você mora:

  • Contador

  • Eletricista

  • Pedreiro

  • Encanador

  • Chaveiro

  • Diarista

  • Personal trainer

  • Dentista

  • Fotografia para casamento

  • etc…

Enquanto você está lendo estas linhas alguém está no Google pesquisando por um profissional que deseja contratar. Se você vende algum serviço e possui pelo menos um site na internet você já tem uma enorme vantagem a seu favor em relação aos demais profissionais que sequer possuem uma presença online (site, blog, fanpage, canal no youtube, etc.)

Na maioria dos nichos de serviços a concorrência é extremamente baixa porque a maioria não tem a preocupação de levar sua marca para a internet. Qualquer pessoa com conhecimento mediano de criação de blogs, página de fãs ou canal no Youtube tem grandes possibilidades de rankear em primeiro no Google e atrair clientes interessados em contratar seus serviços.

Estabelecendo-se em sua cidade ou bairro.

A melhor forma de estabelecer sua presença na internet é criando um blog, uma fanpage ou um canal de vídeos voltados para as pessoas que residem na sua cidade ou bairro. Vamos supor que você seja um contador que more na cidade de Campinas em São Paulo.

Hoje em dia muitas pessoas não fazem mais buscas genéricas no Google. Elas fazem buscas extremamente específicas e querem encontrar profissionais e empresas PERTO DE ONDE MORAM. Veja os dados abaixo retirados do Google Keyword Planner:

contabilidade-campinas

Todas estas pessoas usaram o Google para pesquisar sobre contabilidade em Campinas. Este tráfego é extremamente quente, se você oferece serviços de contabilidade nesta região estes poderiam ser seus potenciais clientes.

Se você presta um serviço pode ter certeza de duas coisas:

  • Pessoas da sua cidade usam o Google para pesquisar sobre este serviço.

  • Estas pessoas seriam suas clientes se encontrassem você na internet!

O que fazer:

  • Crie uma página no Facebook oferecendo seus serviços para sua região. (Ex: Fernando Contador Campinas)

  • Crie um canal no Youtube e grave um vídeo em que você se apresenta como profissional da região.  (Ex: Vídeos Fernando Contador Campinas)

  • Crie um blog grátis (blogspot ou wordpress.com) em que você faz uma breve descrição de seus serviços para a sua região. Não se esqueça de incluir seus dados de contato para que os clientes em potencial entrem em contato com você!

Talvez você tenha receio de fazer isso porque o resultado do trabalho poderia ser amador. Mas acredite: muitas pessoas fazem isso e mesmo com uma apresentação amadora na internet elas conseguem ficar em primeiro no Google, atingir clientes potenciais, fazer negócios e ganhar muito dinheiro. Conforme seu negócio cresce você poderia contratar um especialista que faria um site profissional. Pesquise sobre os profissionais da sua região, veja quais sites aparecem, reflita e amadureça esta ideia!

  • Boa ideia, até mesmo criar um blog próprio, atrair visitas únicas e através da própria audiência vender no seu próprio espaço de anúncios sem ter que inundar o facebook e outras redes sociais com seus links de indicações! A ideia é essa mesmo, empreender e inovar sempre!