Falta de Dinheiro

O Problema:

A falta de dinheiro é um dos problemas mais severos que podemos ter em nossas vidas. Se você está naquela angústia “preciso de dinheiro” não pode deixar de ler. pois a falta de dinheiro é a porta de entrada para diversos outros problemas. Veja só as situações que a falta de dinheiro pode causar:

– Stress;
– Depressão;
– Ansiedade
– Desespero;
– Problemas no casamento;
– Falta de saúde;
– Endividamento
– E tantos outros problemas.
É extremamente desagradável não ter dinheiro para cobrir as próprias necessidades. Isso afeta sua moral, seu emocional, sua vida pessoal, sua vida profissional causando danos sérios.

O que fazer ??
A grana está curta, as contas estão vencendo e a pressão vai aumentando em cima dos seus ombros. E agora? o que fazer para começar a sair desta ?
Não existe uma solução fácil e mágica, esta é a primeira coisa que você precisa entender. E para se equilibrar de novo será necessário muito esforço e dedicação de sua parte.
Fuja de soluções mágicas, mirabolantes que prometem resolver seus problemas do dia para a noite. Evite jogar todas as suas esperanças em loteria, jogo do bicho, cartomante e coisas assim. Você nunca irá esbarrar em algo que seja “a solução de todos os seus problemas” isso é ilusão que só irá ser fruto de decepções; seus problemas continuarão sem solução e podem até se agravar com o tempo.
Para resolver o problema da falta de dinheiro , antes de mais nada, o que você precisa fazer é não agravar o problema ! Fuja o máximo possível de empréstimos, cheque especial, dívidas no cartão de crédito e qualquer forma de endividamento.
Faça uma planilha de gastos com tudo o que consome. Liste item por item, identifique itens que são supérfluos e os elimine. Identifique onde pode gastar menos dinheiro e economize.
Dica: pegue o valor do seu salário e programe seus gastos. Observe sua planilha e veja os itens que estão lá que podem ser: Alimentação, Luz, Água, Telefone, Prestação do Carro, etc… Olhe cada item separadamente e decida quanto quer gastar com ele. “Quero gastar tanto com Alimentação, tanto com água, tanto com telefone” O importante nesta estimativa é que você consiga cubrir suas necessidades básicas e ainda sobrar um pouco de dinheiro que é o ideal para você depositar em uma caderneta de poupança ! O brasileiro precisa poupar.
Outra dica: Seja mais eficiente em seu trabalho. Descubra novas maneiras de resolver problemas, descubra como sua empresa pode economizar mais, lucrar mais. Cresça e apareça ! Não tenha aversão a trabalhar algumas horas a mais, esteja disponível para trabalhar sábados, domingos e feriados. Sendo mais produtivo e eficiente você estará em condições de pleitear um aumento de salário. Faça cursos, se profissionalize, seja o especialista de uma área onde existem poucos profissionais e você sempre será muito procurado e sendo muito bem pago.
Descubra um hobbie, uma atividade que você goste e pense numa forma de transformá-la em dinheiro. Se fizer isso estará ganhando dinheiro enquanto se diverte, e não irá encarar como um trabalho penoso.
Se você está com dívidas até o pescoço vá pagando aos poucos. Se o valor é muito alto tente renegociar, tente entrar em um acordo com a parte que está cobrando. Vá saldando o que deve de forma lenta e gradual, lembrando-se de não assumir novas dívidas durante este período, caso contrário suas finanças vão entrar em colapso.

OK, Mas e depois ??
Você seguiu os passos acima por algum tempo e obteve algumas melhorias em sua vida financeira:
– Você fez uma planilha detalhada de gastos e agora gasta seu dinheiro de forma responsável.
– Você não gasta mais com itens supérfluos, o que por si só garante uma pequena economia de dinheiro.
– Você percebeu que gastava de forma excessiva em alguns itens e passou a economizar. Mais economia de dindin !
– Você está saldando gradualmente eventuais dívidas.
– Por menos dinheiro que sobre no fim do mês, você aplica em uma poupança, mês após mês.
– Você consegue ganhar mais dinheiro em seu trabalho sendo mais eficiente, trabalhando mais ou transformando um hobbie em uma atividade que lhe renda um dinheiro extra
Mas você ainda é mais um rosto no meio de dezenas de outros em um ônibus lotado. Você economiza daqui, economiza dali, faz pechincha, compra em lugares baratos mas dentro daquele coletivo apertado, no meio daquele trânsito indo para o seu emprego que paga pouco por mês você vislumbra dias melhores.
Nessa hora você perceberá que possui o principal para resolver seu problema da falta de dinheiro: A vontade de conquistar coisas diferentes ! O sonho de dias melhores ! Uma ambição sadia que o faz vibrar ! E com esta motivação você segue em frente aprendendo cada vez mais e este é o começo da sua grande jornada em busca de prosperidade e de uma vida mais digna onde você terá tudo que deseja ter.