Comprei Um Monte de Cursos – E Agora ???

 

Um monte arquivos em PDF na sua área de trabalho que você nem leu. Um monte de logins de cursos que você comprou e não passou do módulo 1. Se você é adepto do piratão deve ter vários e vários gigas de cursos ocupando seu HD. Você se enquadra em alguma destas situações? Então, este post é pra você. Calma! Não vou vender nenhum curso aqui!

Nos dias de hoje temos uma enorme oferta de cursos. O apelo de todos eles é sedutor e muita gente começa a comprar cursos um atrás do outro sem efetivamente colocar nenhum deles em prática ou ganhar dinheiro.

Mas como não comprar??? Sempre tem uma novidade no mercado. Uma estratégia diferenciada. Um truque novo. Uma ferramenta inédita, etc… Não se engane. Sempre irão existir as novidades. O curso recém lançado sempre parecerá muito melhor do que aquele que você acabou de comprar, ou piratear.

Quando surge um novo curso com um apelo irresistível a tentação de comprar é grande demais. Você não resiste! Algumas pessoas possuem 2, 3, 4, 5, 6 ou mais cursos. Você está jogando muito dinheiro fora!

Decisões emocionais:

Posso concluir algo sobre você baseado neste padrão de comportamento: Você não está tomando decisões racionais, está tomando decisões puramente emocionais. Quando você assiste aquele maravilhoso vídeo de  vendas os olhos brilham! Você imagina o dinheiro entrando na conta, você imagina o que vai comprar, o curso parece facinho de aplicar, tudo é muito lindo e você saca o cartão e compra! Mas essa empolgação toda não dura. Em pouco tempo você já está achando aquele curso um porre. Ou você deixa ele de canto ou pede reembolso.

Pouco tempo depois surge um outro curso. Novas promessas! Novas estratégias! Novas possibilidades! Você se empolga mais uma vez, compra de novo mas acontece o mesmo problema: a animação toda acaba em pouco tempo e lá vem a frustração outra vez! Mais um curso jogado para escanteio.

Você pula de vídeo em vídeo no Youtube, baixa um monte de ebooks grátis e vasculha cada canto da internet atrás de algo. Eu lamento dizer: você não irá encontrar o que tanto procura!

A dor do aprendizado:

Este comportamento é fácil de compreender. Você está fugindo de algo. Você assistiu algum vídeo ou leu alguma coisa que pode ter te incomodado. Talvez você esteja resistente a mudar algum aspecto da sua vida. Talvez você não queira se esforçar pelo seu sucesso. Talvez você até tenha tentado algum esforço, mas se frustrou e largou tudo para o alto. Talvez acredite ainda na ilusão de que exista uma fórmula mágica. Algum botão que você aperta e o dinheiro começa a entrar. É por esta razão que você pula de galho em galho: está procurando um caminho sem dor e sem sacrifício para o sucesso.

Eu sei que as minhas palavras aqui não serão novidade para muitas pessoas. Se você passou por muitos cursos já escutou demais. Já sabe o que deve fazer. Porém, ainda não está fazendo. Ainda não está amadurecido para fazer aquilo que deve ser feito.

Eu sinto dizer: a dor vai acompanhar você para onde quer que vá. A dor de perder dinheiro, a dor de não ver o resultado de seus esforços, a dor de ter alguma conta cancelada, a dor de não ter uma determinada quantia para investir em uma determinada campanha, enfim…. Não fuja da dor. Torne-se mais forte e mais resistente que estas dores.

Isto me lembra de uma frase do grande e saudoso mestre Bruce Lee:


 

Isto não é motivacional.

Este não é um post para passar a mão em sua cabeça e dizer que tudo vai dar certo. Pelo contrário: Você não deve ficar se iludindo muito com resultados. Não fique só pensando em dinheiro. Pense também nas conseqüências ruins de não ganhar nada. Pense nas dívidas, nos credores, nas pessoas jogando na sua cara que voce não tem dinheiro. Pense em uma vergonha enorme que você vai passar por ter falta de grana. Pense na humilhação de ter que pedir empréstimo e depender da boa vontade e ajuda de terceiros. Pense em você desistindo do marketing digital e indo para a fila do desemprego.

Estou sendo realista. Provavelmente você já andou consumindo material motivacional por aí e isso não te levou a canto algum. Se este é seu caso, use a motivação ao contrário fazendo o exercício de imaginação que sugeri acima. E agora? encontrou motivo pra agir? Sim? então continue a leitura. Não?? Então talvez você deva repensar se o marketing digital realmente é para você.

Investir é preciso:

Ter acesso a vários cursos é importante para que o empreendedor digital sempre esteja atualizado com as estratégias mais recentes do mercado. Não há problema algum em se investir em mais de um curso, o problema é quando você não utiliza os mesmos! Foi apenas dinheiro gasto em vão.  Não se engane, seu sucesso na internet não é medido pela quantidade de cursos que possui, mas sim pela quantidade de estratégias que você efetivamente coloca EM PRÁTICA! Este é o ponto principal! PRÁTICA! Talvez você já saiba muita teoria, agora é o momento de ir para o mundo real. Vá sofrer bloqueio no Facebook Ads. Vá sobrer bloqueio no Google Adwords. Vá receber dislikes no Youtube. Vá ser xingando em sua Fanpage. Vá se expor para o mundo! Muita gente tem medo disso. Você perceberá que estas coisas não irão te matar. Sairá mais sábio, mais experiente e vai saber como finalmente GANHAR DINHEIRO!!!

Se você está nesta situação incômoda é o momento de parar com isso! Não seja um iludido. Nenhum livro, curso ou vídeo vai te dar a força necessária para vencer seus obstáculos. Você tem que tirar a força lá de dentro. Quais são suas motivações? O que você quer da sua vida? Você quer vencer? Quer dinheiro? Quer uma vida confortável? Ou viver na média já está bom?

Resolvendo o problema:

Se você chegou até aqui eu suponho que ainda não desistiu de você mesmo. Apenas se perdeu no caminho, mas ainda deseja chegar ao tão desejado sucesso. Tem um monte de cursos, mas e agora? o que fazer????

Você precisa tomar algumas decisões. A primeira delas é: PARE DE COMPRAR NOVOS CURSOS! Sempre haverá um curso novo no mercado, sempre haverá uma oferta irresistível e sempre você será motivado a colocar a mão na carteira. Não interessa! Seja dono de suas emoções. Não seja arrastado por elas! Pode ser o curso mais lindo do mercado. Pode estar com 99% de desconto. Pode ser a fórmula ninja matadora reveladora do século que vai te ensinar a ganhar dólares dormindo. Não importa!!!

Só existem duas coisas que você pode fazer: começar a utilizar os cursos previamente comprados ou simplesmente DESISTIR de todos! Você não vai jogar a toalha, você vai optar por seguir adiante.

Não se engane. Talvez você pense que em “algum momento” quando tiver tempo sobrando você vai sentar, assistir todas as vídeo-aulas e colocar os cursos em dia. Não! Isto não vai acontecer! Quanto maior a carga de informações, mais difícil é a assimilação. Você está se enganando. Está planejando fracassar mais adiante.

Faça um exame de consciência sincero e descubra o que o motivou a comprar todos aqueles cursos. Você realmente quer construir um negócio digital? Ou você tomou decisões emocionais por ter assistido um vídeo que gostou muito e acabou fazendo compras por impulso?

Seu motivos devem estar bastante claros para você. Saiba que seu negócio digital não irá progredir a menos que você tenha uma motivação forte e uma clareza de propósito grande. Se você não está muito certo do que está fazendo nenhum curso vai lhe ajudar. Você sempre vai fazer uma compra e não irá assistir os vídeos e muito menos colocar os ensinamentos em prática. Não importando qual curso seja e o valor que investiu.

Então, o que fará? Para não perpetuar o problema indefinidamente tome uma decisão séria. Desista de uma vez ou continue determinado a superar qualquer obstáculo. Não tente enganar a si mesmo dizendo que fará coisas que no fundo não está disposto a fazer. Você é o melhor conhecedor das suas emoções e do seu potencial.

Não sinta vergonha de desistir. Se você entrou por engano no mundo do marketing digital é melhor procurar seu verdadeiro caminho do que persistir numa decisão que lhe trará frustrações futuras e perda de dinheiro. Guarde sua carteira! Persista em um caminho que realmente faça sentido!

O caminho da persistência:

Eu espero que você opte por seguir adiante. Se você tem cursos acumulados deve ter tido contato com diversos vídeos e ebooks. Alguma coisa neles deve ter despertado a você a vontade de ter seu próprio negócio. Durante esta trajetória talvez você tenha se desestimulado, perdido o fio da meada e parado temporariamente.

Sempre há tempo para retomar seus antigos planos. Mas saiba antecipadamente que não será nada fácil. Haverão obstáculos no caminho que o farão querer desistir de tudo. Você se cansará, se frustrará e vai querer jogar tudo para o alto. Mas este é o caminho natural de todos que empreendem.

Desenvolvendo um plano de ação:

O que fazer de prático para reverter essa situação? Antes de mais nada: Coloque na sua cachola que terá que suar a camisa. Para ter resultados você precisa colocar a mão na massa e partir para a prática. Coloque logo o seu time em campo! não interessa se não treinou o suficiente. Pode até perder de 7X1 , mas a vida é uma sucessão de jogos sem fim. Você vai dar o troco na próxima partida!

Que tal fazer valer a pena todo o investimento já feito e começar a estudar TODOS os cursos que voce tem? Eu tenho certeza que você sentirá uma enorme sensação de dever cumprido quando fizer isto!

A melhor opção é a de voltar a estudar os cursos. Conhecimento nunca é demais. Todo o conhecimento adquirido será seu para sempre. Você vai estar em uma posição bem melhor do que antes de fazer os cursos. Tomará decisões mais acertadas e aumentará as chances de construir um negócio digital lucrativo.

Você vai precisar do seguinte:

  • Ações diárias: Todos os dias você fará um esforço pelo seu negocio. Vai assistir um vídeo ou ler uma pagina de ebook. Se for preciso você vai deixar de ir ao cinema, deixar de jogar bola, deixar de jogar video-game, etc. Eu disse que seria dificil. Seu negocio digital ganhou alta prioridade em sua vida.

  • Sua rotina: estas ações diárias precisam se encaixar em sua rotina. Pode ser muito cômodo dizer que estuda muito ou trabalha demais. Ou seja, você é muito ocupado para ter sucesso! Separe um tempinho na sua agenda. Nao precisa ser muitas horas. Pode ser um tempinho breve! Uma ou duas horas! Eu sei que voce deve estudar, trabalhar ou cuidar da familia. Faça um esforço extra, pois valerá a pena. Se possível, separe um local da casa e um determinado horário para seus estudos e leitura. No começo você vai sentir uma enorme vontade de largar tudo. Vai ser tudo muito chato e cansativo. Porém, mesmo assim persista. Após construir o hábito do estudo você nunca mais o perderá!

  • Prática: chegará o momento que você acumulou conhecimento demais. Agora é hora de agir. Vá colocando tudo em prática que aprendeu. Não sofra se as coisas derem errado. Talvez você sofra um bloqueio aqui e ali, talvez algum mal educado vai te xingar em seu blog. Talvez as vendas não venham de imediato. Porém, continue praticando.

  • Peça ajuda: A vantagem de comprar cursos é contar com ajuda. Se você ainda está perdido e os resultados não estão aparecendo peça apoio de uma pessoa experiente. Solicite o suporte do curso que comprou. Você receberá ajuda! Os principais cursos do mercado possuem um suporte muito eficiente. Muitas vezes o produtor nem precisa te ajudar diretamente, pois a própria comunidade de alunos se encarregará de ajudar você e responder suas dúvidas. Basta dizer como está trabalhando e irá obter direcionamento.

  • Foco: é muito clichê falar em foco. Todo mundo fala em foco hoje em dia. (existe até curso de foco) mas é inevitável mencionar. Se voce tem vários cursos comece estudando apenas UM deles. Fique muito bom nele, assista todos os módulos, coloque TUDO em prática e tenha resultados. Voce poderá tranquilamente passar para outro curso e aprender novas estratégias. Você pode fazer muitas coisas ao mesmo tempo, porém, precisa fazer uma coisa de cada vez.

Seja sempre uma pessoa ponderada. Tome decisões que façam sentido para você. Não se deixe levar a tomar uma decisão emocional. Analise suas condições. Nem sempre você precisa comprar algo. Se comprar, USUFRUA ao máximo! consuma tudo o mais rápido possível, absorva e ponha em prática para obter experiência do mundo real.

Por fim eu digo: se tropeçar nessa caminhada, se tiver uma recaída, se cometer enganos não culpe a si mesmo. Você não tem culpa de nada, apenas faz o que pode fazer. Apenas levante e continue em frente.