Como escapar da tirania da falta de dinheiro ?

 
Quem na vida nunca se sentiu oprimido pela falta de dinheiro ?

Tranca-se a faculdade, o carro fica na garagem por não ter como colocar gasolina, as crianças são obrigadas a mudar de colégio, corta a luz, corta a água, corta o telefone, corta a comida.. Neste momento começam a surgir os problemas, consequentemente a mente acaba sendo afetada. As preocupações e o stress começam a se manifestar, sua vida pessoal é atingida. Milhares de pessoas estão vivenciando estas e muitas outras situações negativas que a falta de dinheiro pode causar. Você se identificou com este trecho ?

Fato: ninguém pode viver uma vida plena e ser totalmente feliz se não dispuser de muitos recursos, e obviamente isso custa muito caro.

Aquela infeliz frase “dinheiro não traz felicidade” não deve ter sido pronunciada por uma pessoa bem sucedida. Por que você deveria dar ouvidos a isso ? se fosse verdade você poderia livrar-se de todos os seus bens para experimentar a verdadeira felicidade. Mas duvido que você vá fazer isso. Se esta frase fosse verdadeira a grande maioria da população seria muito feliz, pois, é a maioria da população que conta apenas com o suficiente para viver.

“Mas eu conheço fulano de tal que é pobre e é feliz.” Hummmm, será ??? Será que ele realmente é feliz com sua condição de pobreza ou ele apenas se acomodou a ela ? será que ele não está vivendo uma felicidade ilusória na tentativa de escapar da sua realidade cruel ? Será que pobreza pode trazer felicidade ? Faça o seguinte exercício de imaginação: pegue o fulano de tal que diz que é feliz com sua pobreza, agora dê um banho de loja no cidadão, coloque-o dentro de uma mansão com uma Ferrari na garagem e depois ofereça a ele um banquete. E agora pergunte a ele: você estava melhor antes ou agora ? o que você imagina que ele irá responder ?

A falta de dinheiro aflige as pessoas e causa muitos problemas. E colocando na sua mente estas idéias de que pobreza traz felicidade você só atrai mais aflição e consequentemente uma pobreza muito mais profunda para a sua vida.

Mas como fazer para evitar a falta de dinheiro ? como escapar das dívidas ? como fazer com que sobre um pouco mais de dinheiro para viver com um pouco mais de folga ?

CONTROLANDO DESPESAS
  • Faça uma planilha no excel com todas as despesas que você possui. “Sou pobre não tenho computador” Use papel e caneta então ! O importante é que você tenha uma visão geral de todos os gastos que você está tendo no exato momento.
  • Após dar uma bela verificada nesta lista será possível identificar itens que você pode certamente eliminar por se tratar de gastos desnecessários ! Então evite estas despesas. Pode existir ainda aqueles itens que estão puxando muito do seu orçamento e que você pode economizar para que não custem tanto. Mas para fazer essa revisão você precisa ser uma pessoa disciplinada, pois ás vezes gastos desnecessários estão relacionados a atividades prazerosas, passeios, etc. Esteja disposto a fazer alguns sacrifícios se você de fato deseja mudar sua situação.
  • Final de ano é a época que as pessoas costumam ficar mais endividadas. Não assuma compromissos que vão fugir do seu orçamento. Evite festanças e presentes se eles vão quebrar as suas pernas. O coração pode doer mas o seu bolso irá agradecer mais tarde. Não detone o seu 13º com essas besteiras consumistas de fim de ano.
  • Gaste de forma inteligente e moderada. Procure controlar todos os seus gastos. Ao aparecer a oportunidade de gastar pergunte-se a si mesmo: “Esta despesa é necessária” ? “Isso pode esperar”? “Existe um método mais barato de se fazer isso” ? “Isso pode ser substituido por algo que já temos” ? Na área de alimentação compre apenas itens de primeira necessidade.
  • Nunca gaste mais do que você possui.
LIDANDO COM AS DÍVIDAS
  • A primeira coisa a se fazer pode parecer algo extremamente óbvio, mas que nem todo mundo coloca em prática: evite novas dívidas !
  • Se as dívidas são muito elevadas, aperte o cinto ! economize de todas as maneiras que você puder ! Mesmo que isso afete a sua qualidade de vida.
  • Procure seus credores e fale sobre a sua situação. Diga a eles que você irá pagar conforme a sua situação permitir. Procure renegociar suas dívidas para que fiquem dentro de seu orçamento. Não tenha pressa, vá pagando moderadamente e dentro de algum tempo você estará totalmente livre das dívidas. Mas o mais importante é não assumir novas dívidas.
  • Se tiver faturas de cartão de crédito procure liquidá-las imediatamente, pois os seus juros são extremamente altos. Evite ao máximo recorrer a empréstimos bancários e ao cheque especial. Evite também pedir dinheiro emprestado para namorada, cunhado, parentes, amigos, etc.
TOME ATITUDE !

 

  • Desenvolva uma relação saudável com seu dinheiro. Aprenda a poupar ! Essa é uma das melhores coisas que você pode aprender com relação ao dinheiro.
  • Tenha objetivos muito bem definidos ! Não adianta dizer “algum dia tudo vai melhor” Defina exatamente o que você quer, defina o quanto você gostaria de ganhar todos os meses. Só assim você terá condições de medir o nível do seu progresso e avaliar se está se aproximando ou não dos seus objetivos.
  • Viva de acordo com as duas regras de Warran Buffet: 1- Nunca perca dinheiro ! 2- Não esqueça a regra 1 !
  • Aprenda a investir ! para isto você deveria usar o mesmo tempo que gastou economizando e poupando ! Procure um negócio, estude-o, estude-o mais !, estude-o muito mais ! aprenda como tomar decisões acertadas e a investir corretamente !
  • Descubra sua vocação ! fazer o que você gosta é algo que irá refletir bem na sua vida pessoal, profissional e financeira !
  • Suellen

    To precisando urgente escapar da falta de dinheiro. kkkkk. A coisa ta feia :/

    • Espero que já tenha escapado