8 Idéias Erradas Sobre Dinheiro

1 – O capitalismo é ruim:
 
A imagem abaixo deveria falar por si só e encerrar a questão. Enquanto Cuba ainda permanece parada no tempo, Singapura que já foi considerada uma vila de pescadores hoje possui uma economia altamente desenvolvida e é um dos quatro tigres asiáticos, enquanto Cuba com suas raízes comunistas tenta se recuperar de uma séria recessão econômica.
 
Os que criticam o capitalismo defendem ideologias sonhadoras, utópicas, fantasiosas e que são impraticáveis na realidade. Ainda não descobriram um substituto melhor para o capitalismo.
 
Muitos utilizam o argumento da pobreza para fazerem severas críticas ao capitalismo. Mas vamos separar as coisas: o capitalismo é um sistema econômico e não uma forma de governar ! Pense na União Soviética na época de Stalin, você acha que no auge do comunismo não existiam pessoas vivendo em situação de penúria e extrema pobreza ?? Certamente que sim. Logo, pobreza não é fruto do Capitalismo.
 
Veja o que Milton Fridman falou sobre Capitalismo:
 
“É o sistema econômico mais compatível com a liberdade do ser humano. Não conheço sociedade que apresente liberdade política e que não tenha um mercado livre. Com o capitalismo, o consumidor é protegido pela presença de outros vendedores com quem pode negociar. O vendedor é protegido por outros consumidores a quem pode vender e o empregado é protegido devido aos outros empregadores para quem pode trabalhar.”
 
(Prêmio Nobel de Economia em 1986, no livro Capitalismo e Liberdade (Abril Cultural, 1984).
 
2 – Dinheiro não traz felicidade:
 
Vamos partir do princípio que a afirmação acima é verdadeira. Então, pobreza, miséria e a falta de dinheiro conduzem a felicidade? Se dinheiro não traz felicidade não encontrariamos um único rico feliz. Certo??
 
Sabemos que ambas as informações são falsas. Pobreza e falta de dinheiro são as raízes para uma série de problemas. E se fizermos uma cuidadosa pesquisa iremos encontrar muitas pessoas que utilizaram o dinheiro como instrumento para se tornarem muito felizes.
 
Alguns utilizam o argumento de que “dinheiro não traz felicidade” como forma de justificar seus próprios desastres financeiros, outros poucos conseguem ser realmente felizes com pouco ou nenhum dinheiro. Mas todos concordam que é melhor ter dinheiro do que não ter.
 
Dinheiro traz felicidade. Se você quer ser feliz sem dinheiro pode tentar! Mas que seja realmente por vontade, e não por falta de instrução financeira.
 
3- Dinheiro não é importante:
 
Se você puxar o extrato de sua conta corrente e ver que está faltando dinheiro irá ficar louco querendo saber para onde ele foi parar. Se no fim do mês seu patrão te pagar metade do seu salário você irá sem dúvida questioná-lo. Então, o dinheiro realmente não importa ??
 
Importa e muito ! Sem dinheiro você não se veste, não se alimenta, não tem saúde, não tem transporte… precisa dizer mais? Dinheiro só não importa para quem não vive em uma sociedade capitalista.
 
4 – O Dinheiro é mal.
 
Você pode usar uma faca para passar manteiga no pão ou para matar uma pessoa. A faca por si só não é boa e nem ruim, apenas o uso que damos para ela é que pode ser qualificado como bom ou mal. Com o dinheiro é a mesma coisa: ele é somente um pedaço de papel, apenas um instrumento.
 
5 – Pessoas ricas são desonestas:
 
Esta idéia de “demonizar” os ricos é pregada por pessoas sem conhecimento e habilidades financeiras que necessitam desmerecer o sucesso alheio afim de justificar os próprios fiascos financeiros
 
Existe rico honesto, rico desonesto, pobre honesto e pobre desonesto. Conclusão: dinheiro e caráter não possuem relação. Ou você é honestou ou não ! independente da sua situação financeira.
 
6- Ricos são gananciosos :
 
Essa afirmação parte da idéia que ganância é ruim. Você não desejaria um trabalho que pagasse mais ? Não desejaria um carro mais novo? roupas novas? Uma casa maior ? Uma pequena viagem de férias ? Colocar seus filhos em um colégio melhor ?
 
Todos nós (ou ao menos a maioria) sempre estamos em busca de coisas novas e melhores. O curioso, é que as pessoas que criticam a ganância alheia também estão em busca de satisfazer a própria ganância. Nenhum de nós é ganancioso ! É sempre o vizinho que é. 
 
7- Dinheiro não cresce em árvore:
 
Esta crença está fundamentada na idéia de algumas pessoas de que dinheiro é algo duro, árduo e difícil, e que para obtê-lo, você precisa se sacrificar ao máximo. 
 
Muitos acreditam nesta crença e trabalham arduamente em troca de pouco dinheiro, justamente porque elas se convenceram de que ele é difícil de conseguir. Quanto mais equivocada a sua idéia sobre dinheiro, quanto mais dolorosa será sua situação financeira !
 
8- Investimentos são para ricos:
 
Nada poderia estar mais distante da realidade. Existem investimentos de todos os tipos, o mercado está aberto para qualquer pessoa que tiver interesse.
 
Não pense que dinheiro é algo sujo. Não critique e nem inveje pessoas com dinheiro.  Quanto pior é a sua idéia referente ao dinheiro, mais distante você estará dele. 
 
Pense bem do dinheiro e das pessoas que o possuem, e um milagre financeiro estará a caminho de ocorrer em sua vida. 
  • edsantos70

    Nossa ! Amei este artigo!
    Muito legal mesmo!
    Parabéns!
    Estou num projeto de educação financeira em que pretendemos ajudar as pessoas a sair das dívidas no Brasil e seu artigo tem nos ajudado e direcionar nossos esforços!
    Obrigado por compartilhar conosco seu conhecimento!
    Nosso projeto chama-se Coachfinanceiro (http://coachfinanceiro.net)!
    Muito obrigado!